11 de dezembro de 2012

Jatene quer aumentar repressão aos pobres e trabalhadores no Pará


Governo do PSDB quer proibir as manifestações no Pará


O PSDB, no Pará, por meio da secretaria de segurança pública, acaba de propor uma resolução “regulamentadora” para atos públicos, manifestações e protestos. Trata-se de uma ementa feita através de uma proposta de resolução, sob o número 12, do Conselho Estadual de Segurança Pública, a qual propõe medidas absurdas. Por exemplo, o governo quer limitar o horário de manifestação, proibindo atos de 07 às 09h, de 11:30 às 13:30 e de 17:30 às 19:30. Além disso, o governo exige que o Estado seja notificado com três dias de antecedência pelos organizadores das manifestações justificando sua realização. Esses são só alguns dos itens que compõem o documento.
            O documento, em síntese, é a expressão de que Simão Jatene e o PSDB, fortalecidos pelo resultado das eleições, visto que aqui no Pará a direita cresceu no comando das principais prefeituras, pretendem endurecer a repressão aos movimentos sociais, eliminando o direito de manifestação, organização e expressão dos trabalhadores. Em um Brasil cada vez mais polarizado pelo ascenso sindical que levantou e levanta vários trabalhadores de diversas categorias, os tucanos estão preocupados em garantir o lucro e luxo dos grandes empresários e latifundiários. A burguesia quer impedir qualquer tentativa de resposta à exploração aos quais os trabalhadores estão submetidos. Neste sentido, Jatene vê reforço no governo federal. A presidente Dilma também quer restringir o direito de greve dos servidores públicos federais e já caminha nesse sentido.
            Esta proposta é na verdade uma ofensiva repressora sobre os trabalhadores e faz parte da criminalização dos movimentos sociais, daqueles que lutam. Os trabalhadores lutaram durante a ditadura, perderam ativistas e sofreram bastante para conquistar liberdades democráticas importantes que hoje nos permite o direito de organização e expressão, fundamental para a luta por melhores condições de vida.
O PSTU utilizou o espaço eleitoral para denunciar Zenaldo e PSDB como grandes inimigos dos trabalhadores. O PSDB é o partido que esteve à frente do massacre de Eldorado de Carajás, da violenta desocupação de Pinheirinho em São Paulo -uma grande área de moradia popular- e da repressão na Cracolândia.O PSDB odeia os pobres e não tem vergonha de assumir seu ódio. Hoje, o PSDB com essa proposta faz lembrar tempos sombrios do passado. É necessária uma resposta contundente e organizada pelos trabalhadores do Pará para derrotar Jatene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário