25 de março de 2015

TRABALHADORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ENTRARAM EM GREVE EM TODO O PARÁ

Com ato realizado na manhã deste dia 25, professores e trabalhadores da educação da rede estadual de ensino registram o primeiro dia oficial de greve no Pará. A greve, entre outras coisas, denuncia o não pagamento do reajuste do piso nacional que está atrasado desde janeiro, a manutenção das aulas suplementares sem redução salarial, eleição direta para diretor e implementação do Plano de Carreira Unificada.
No primeiro dia de greve, mais de 500 trabalhadores da rede estadual de ensino se concentraram, na Praça da Leitura, em São Brás, onde participaram de uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), para organizar a agenda de atividades do movimento grevista. De lá, a categoria seguiu em caminhada debaixo de chuva, pela Avenida Almirante Barroso até o prédio da Secretaria de Estado de Administração (SEAD), de acordo com o SINTEPP, 80% das escolas estão em greve que conta com o apoio de pais e estudantes.

Universidade do Estado do Pará em estado de greve

Na manhã de 19/03 professores e estudantes da UEPA realizaram manifestações em vários municípios integrando a Marcha Estadual da Educação. O objetivo da marcha foi denunciar o descaso do governo Jatene com a educação pública do Pará, tanto na educação básica, quanto na educação superior e provocar a negociação com o governo acerca das pautas de reivindicações do Sintepp e Sinduepa.
No município de Conceição do Araguaia, os alunos realizaram um protesto no último dia 19, contra o sucateamento da UEPA (falta de condições infraestruturas, falta de funcionários e professores, suspensão do convênio da prefeitura com o campus etc), o ato se encerrou com uma cerimônia simbolizando o funeral da Universidade do Estado do Pará e sepultaram a instituição em frente a prefeitura da cidade.
Confira o vídeo da cerimônia: http://goo.gl/zSzhf6

Novas manifestações já estão marcadas para esta quinta-feira (26)

Para intensificar a mobilização da greve, os trabalhadores irão se somar amanhã, 26, ao Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, e deverão fortalecer a caminhada em Belém, prevista para sair às 10 horas, da Praça da República.
A greve dos trabalhadores da educação pública do Pará conta com o apoio e solidariedade do Partido Socialista do Trabalhadores Unificado (PSTU). Confira a nota do Vereador de Belém Cleber Rabelo (PSTU)
Clique aqui: http://goo.gl/Vb2V4y
Créditos fotos: Wellingta Macêdo, Hugo Brito, SINDUEPA, CAENF UEPA TUCURUÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário