1 de outubro de 2012

MILITANTES DO PSTU E APOIADORES FAZEM A DIFERENÇA NA CAMPANHA DE CLEBER RABELO EM BELÉM

A militância do PSTU tem sido incansável na campanha de Cleber Rabelo para vereador em Belém. Nos comícios, caminhadas, visitas nos bairros, carreatas, panfletagens, bandeiradas, ou ainda, na organização de materiais e realização de contatos com apoiadores da campanha.
O PSTU diferentemente de outros partidos, não paga cabos eleitorais para fazer campanha. São militantes, simpatizantes e apoiadores da campanha de seus candidatos que saem as ruas, e fazem isso gratuitamente.  O que os move é a ideologia. É a possibilidade de construir uma sociedade diferente, sem opressão e sem exploração. É fazer do mandato mais uma ferramenta de luta para os trabalhadores.


A perspectiva de eleger pela primeira vez um operário da construção civil em Belém tem mobilizado militantes, sindicalistas e apoiadores de norte a sul do país e de vários setores de atuação: juventude, metalurgia, educação, movimento popular, saúde, entre outros. 
Cleber Rabelo, 16.123 é um operário socialista da construção civil, diretor licenciado do Sindicato da categoria, membro da CSP-CONLUTAS e uma das principais lideranças dos movimentos sociais de Belém. Foi candidato a governador pelo PSTU em 2010, obtendo mais de 41.000 votos.
José Cantídio de Souza, o “Cipó” militante do PSTU, e que foi recentemente anistiado, falou em sua despedida na última sexta-feira (21): 

“Camaradas, eu só queria agradecer, primeiro de poder compartilhar com vocês, aprender com vocês, com a juventude principalmente, que é isso que a gente vem construindo. Quando viemos aqui, militantes de outras regionais, eu sou da regional ABC, nós não viemos fazer a campanha do Cleber vereador, nós viemos fazer a campanha de um militante socialista que vai colocar seu mandato a serviço da luta dos trabalhadores. Isso dá um orgulho pra mim”.


Edmilson Ferreira Potente do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu ressaltou ser importante “eleger Cleber Rabelo para a câmara de vereadores e assim experimentar esta forma de contribuir para a organização dos trabalhadores”. Da mesma forma, Neidemar, companheira comerciária de Nova Iguaçu que veio ajudar na campanha, respondeu ao ser questionada sobre o motivo de estar em Belém fazendo campanha: "foi a sinceridade e a simplicidade que eu consegui com pouco tempo enxergar nele e que eram verdadeiras".

Tamy, metalúrgica do Rio Grande do Sul, afirmou a respeito de sua presença em Belém:

“O que mais me motivou a vir do sul do país para ajudar na campanha do Cleber foi a importância de fortalecer uma candidatura que é um contraponto a tudo o que vemos nas eleições. Ajudar na campanha de um operário e socialista é um orgulho. O cenário eleitoral é marcado por candidaturas financiadas por empresários e que defendem poderosos, e aqui em Belém, poder fazer parte de uma bela campanha, feita por lutadores de Belém e de todo o país, e que defende o tempo todo os interesses dos trabalhadores e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária me deixa muito feliz”.

É assim que tem sido construída a campanha de Cleber Rabelo. Militantes históricos de nossa corrente, sindicalistas, mas também, muitos jovens que contribuem com sua garra. Esse é o exemplo de Aruska Almeida, militante da juventude e membro da Secretaria de negros e negras do PSTU na Bahia que afirma ser “fundamental colocar toda a disposição militante a serviço das lutas cotidianas, mas também para fortalecer essa candidatura que defende um programa para os trabalhadores, juventude e setores oprimidos da sociedade”.


A campanha de Cleber não está sendo realizada apenas por sindicalistas e estudantes, o movimento popular tem contribuído, também. Seja no campo ou na cidade, ter um lutador na câmara municipal de Belém tem motivado muitos companheiros e companheiras a estar nessa luta diária. Danilo Firmino do Movimento Popular do Rio de Janeiro destacou os motivos pra estar em Belém ajudando na campanha de Cleber:

“Primeiro por entender a importância de construir um partido como o PSTU, partido que se propõe a sempre estar na luta dos trabalhadores, defendendo o socialismo como forma de emancipação da classe trabalhadora. E em Belém, Cleber Rabelo é o candidato que expressa o nosso programa para os trabalhadores dessa cidade, em especifico, sempre na luta dos trabalhadores da construção civil. Por isso, a chance de participar de um processo em que pela primeira vez na historia do país um operário da construção civil pode ser eleito vereador sem dinheiro de empresários e defendendo um programa socialista, pra mim é uma gratificação muito grande”.

Com Cleber Rabelo, o PSTU vai fazer um mandato voltado aos interesses dos trabalhadores e dos setores oprimidos. A cadeira de um vereador socialista servirá como voz para a classe. Será um apoio às lutas por salário, moradia, trabalho, educação, entre outras coisas. Será um mandato que terá como objetivo lutar para inverter a lógica capitalista, na qual as leis só privilegiam os poderosos e grandes capitalistas.
Os militantes do PSTU estão na luta pra eleger um candidato socialista e uma candidatura que coloque Belém nas mãos dos trabalhadores. Marcela Azevedo, membro da direção do PSTU em Belém descreve o que tem sido a campanha de Cleber Rabelo:

Desde o primeiro dia de campanha, os militantes da regional Belém do PSTU, iniciaram uma jornada intensa de atividades para construir esse processo e, com a chegada dos companheiros de outras regionais, conseguimos somar talentos e habilidades num caldeirão de diversidade que orgulha toda a nossa organização. Não poderia ser diferente, pois a tarefa de apresentar o nosso programa aos trabalhadores e colocar o nosso partido como alternativa política é responsabilidade de cada militante do norte a sul deste país.

QUEREMOS BELÉM NAS MÃOS DOS TRABALHADORES!!!

2 comentários:

  1. Vitória vira notícia na Galícia!!

    http://www.diarioliberdade.org/brasil/institucional.html?id=31907:cleber-rabelo-e-amanda-gurgel-s%C3%A3o-eleitos-vereadores-pelo-pstu,-em-bel%C3%A9m-e-natal

    ResponderExcluir
  2. Olá, companheiros!

    Colocamos o blog de vocês numa lista do nosso blog: http://pstulimoeiro.blogspot.com.br/ (ver página BLOGS do PSTU). Se possível, divulguem o nosso blog no blog de vocês! Agradecemos pelo apoio!

    Forte abraço!

    PSTU de Limoeiro do Norte-CE

    ResponderExcluir